23.10.13

A culpa é das estrelas - resenha



Boa noite, meninas!
Hoje chegou a garoar, tive a leve ilusão de que iria chover. Se lembram que eu disse, na postagem anterior, que estava lendo A culpa é das estrelas? Então, eu acabei o livro ontem, em... Hnm... Acho, que três dias de leitura, com belas pausas. Hoje eu resolvi fazer a resenha do livro, e peço que, por favor, não me crucifiquem pois é a primeira resenha que escrevo. 

O livro A culpa é das estrelas -The Fault in Our Stars, escrito por John Green, foi publicado em janeiro de 2012, pela editora Intrinseca. O título, como é citado no livro, é inspirado em uma fala, em Shakespeare, de Júlio Cesar: "A culpa, caro Brutus, não é de nossas estrelas, mas de nós mesmos, que somos subordinados." - (Ato 1, Cena 2).
A obra conta a história de Hazel Grace, de 16 anos, que sofre de problemas pulmonares. 

Hazel Grace, forçada pelos pais, frequenta um grupo de apoio. Lá, são vistos diversos casos diversificados de câncer 'infanto-juvenil'. Ela é uma leitora fiel de Uma Aflição imperial,  e lê o livro diversas vezes durante o seu próprio livro, fato esse qual é responsável por grande parte da trama. Em uma conversa com seu amigo, Isaac, Hazel se depara com um novo garoto no Coração Liberal de Jesus - local das reuniões do grupo - e estranha por demasiado o fato dele a encarar. Patrick, "mentor" das reuniões, pede ao novo garoto que apresente seus medos. Nisso, Hazel manifesta-se para com ele. 

O garoto, que ela descobre ser Augustus Waters, de 17 anos, *SEC depois de enfrentar o câncer e ter de abrir mão de uma perna, após desenvolverem proximidade, propõe que ela realize o seu maior sonho: saber oque acontece após Uma aflição imperial, contatando o próprio autor, Peter Van Houten
Com os "privilégios do câncer" - expressão que estes usam no livro diversas vezes - Augustus consegue uma viagem a Amsterdã, onde Peter encontra-se. 

O resultado da viagem não é muito bom, e, ao mesmo tempo, é um ótimo resultado. Para a aflição de Hazel, ela não consegue arrancar de Hounten as informações que buscou desdê que lera o livro pela primeira vez. Porém, ela consegue dar mais um passo na direção de Gus/Augustus. 

A angustia retorna quando Gus revela a Hazel que seu câncer voltou. De todas as maneiras que consegue, ela tenta ajudar o grande amador de metáforas a se recuperar. Depois de certo tempo, Augustus parte, puxando o tapete sob Hazel. Aquela foi a lástima para ela: perder seu grande amor. 

Hazel recusa-se as tentativas da mãe de alegra-lá. Ela procura por páginas escritas por Augustus, que deixaram um rastro de folhas arrancadas na caderneta deste. Mais tarde, ela descobre que as páginas foram encaminhadas a Peter, e, então, pede ajuda a ex-secretária deste para que ele as leia. Mais do que isso, a ex-secretária ainda manda as páginas a Hazel, que nos últimos parágrafos do livro, lê as palavras de seu amado Augustus, onde um "fim" encontra-se abaixo delas.

O autor, por fim, nos faz passar por parte do que Hazel Grace passou. Nos deixando apenas com hipóteses sobre o que pode ter acontecido com ela. Ela pode ter morrido logo após, ou senão, continuado no grupo de apoio e ter aberto uma ONG para crianças com câncer, tal como nos filmes.
***

*SEC: Sem evidência de câncer. (Se li direito, claro.)

Não me sai, tão mal, certo? Bem, espero não ter dado muito spoiler, vale muito a pena ler, até porque, diversos ricos detalhes não foram colocados ai. Aguardo a opinião de vocês. Agora, vou fazer o dever de casa de ciências. T^T
Dados sobre John Green e os gerais da obra em http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Green.

Kissus, Eynny.
Comentários
0 Comentários